Associações avançam com suspensão voluntária de colheita mecanizada noturna de azeitona

tordo comum oliviculturaA Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confragri), a Casa do Azeite e a Associação de Olivicultores do Sul (Olivum) selaram um acordo para a suspensão voluntária e temporária da colheita noturna mecanizada de azeitona com efeitos já na próxima campanha, a iniciar em outubro.  

Esta decisão surge na sequência da divulgação dos resultados preliminares do primeiro e único estudo realizado, neste âmbito, durante a campanha de apanha de azeitona de 2019/2020. Este estudo, coordenado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), foi realizado com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAPAL) e contou ainda com o profundo envolvimento dos olivicultores que cederam voluntariamente as suas explorações para o estudo.

Os resultados do estudo agora divulgados indicam a existência de uma grande diversidade de aves, confirmando, assim, a biodiversidade existente no olival. Adicionalmente, o estudo revelou que a apanha mecânica noturna em olivais superintensivos provoca de forma significativa a mortalidade de aves e que as medidas de mitigação testadas, concretamente os processos de “espantamento comuns”, se revelam ineficazes para afugentar as espécies de aves que pernoitam nos olivais, tais como o tordo-comum, a toutinegra-de-barrete e o tentilhão-comum.

Clique aqui para aceder ao relatório que divulga os resultados do estudo realizado.

Consulte também a notícia recentemente publicada no Público sobre esta medida.